Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Crônicas do Cotidiano > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio

Já se passaram 3 meses e meio desde que tiraram a minha tireóide. Continuo melhorando.

pescoçotireóide

A cicatriz permanece visível, mas está ficando menos conspícua (menos vermelha e protuberante). A minha preocupação principal não é mais tanto de escondê-la dos olhares alheios, mas apenas de protegê-la do sol e de luz fluorescente. Uma amiga já havia me falado sobre este tipo de iluminação antes (tão comum hoje em dia—quase obrigatória, se formos pensar bem), mas eu não dei muita importância a esta orientação até que o cirurgião adicionou o mesmo alerta, na minha última consulta. Assim, fiquei mais ciente da necessidade de usar protetor solar (ou usar gola alta ou xale), até dentro de casa.

Minha voz continua melhorando, surpreendentemente. Algumas semanas atrás, eu estava convencida que ficaria para sempre com sérias limitações neste instrumento tão precioso de comunicação, mas agora já começo a pensar que elas talvez não serão tão grandes quanto imaginava. Antes, até meus parentes mais próximos tinham dificuldade em reconhecer que era eu falando no telefone.

Na semana que passou fui até reconhecida pela secretária de uma dentista com quem fiz tratamento de canal há dois anos. Quando comentei isto com uma amiga, ela falou—Betty, não foi apenas pela voz, foi pelo sotaque—aquela mistura de gringa com nordestina brasileira é inconfundível! Ainda bem que tem mais gente me dizendo que notam grandes melhoras… Meu marido diz (brincando) que já estava com vontade de me exorcizar, porque a voz que saía de mim não parecia a minha. Agora, até ele acha que estou melhorando bastante.

Ainda assim, sempre amanheço rouca e não consigo falar por muito tempo sem pigarrear. E ainda continuo apenas abrindo a boca e fazendo de conta que estou cantando na hora de louvar a Deus através dos hinos na igreja. Mas já arrisco cantar baixinho para meu netinho—ele não sabe que Vovó está alcançando apenas metade das notas…

A endocrinologista disse para eu ir para um otorrinolaringologista e que, este, talvez me enviará para um fonoaudiólogo. Ainda não fui para nenhum dos dois. Creio que vou esperar mais um pouco, ainda.

A medicação. Estou tomando apenas Synthroid 100 conforme os meus médicos me instruíram—logo de manhã, pelo menos meia hora antes de comer. Tenho uma caixinha ao lado da cama com divisórias marcadas com os dias da semana. Tomo o comprimido daquele dia e deixo a tampinha aberta para poder verificar de cara se a tomei ou não (e para encontrar no escuro qual compartimento eu devo abrir), e tenho conseguido lembrar disso fielmente.

Ou quase. Teve um dia em que faltou pouco para eu entrar em pânico. Meu marido estava viajando e, de repente, às dez da noite, percebi que não havia tomado o comprimido daquele dia. E agora? Tomo ou não tomo? E se tomar—o que fazer de manhã? Tomar de novo? Esperar quantas horas? Qual será o efeito de engoli-lo, ou de não engoli-lo?

Tinha certeza que meus médicos (e seus cônjuges) não iriam apreciar uma ligação àquela hora. Olhei na Internet e não consegui encontrar uma orientação satisfatória. Mas li várias observações assustadoras de pessoas que haviam ficado sem tomar, e sentido e sofrido todo tipo de coisas. E de outras que escreveram que não haviam sentido qualquer efeito. Entretanto, não achava nada de fontes de confiança. Finalmente, resolvi não tomar. Li minha Bíblia, orei e consegui descansar na providência de Deus e dormir. Não senti nada fora do normal. No dia seguinte, tomei o remédio normalmente. Enviei um e-mail para a minha endocrinologista e recebi uma resposta, com orientação, conforme “colo” abaixo:

Qui 13/08/09 14:55

Olá, Dra. —:

Ontem, mais ou menos às dez da noite, percebi que não havia tomado meu comprimido de Synthroid de manhã. Foi pela primeira vez nos três meses desde a cirurgia! Fiquei na dúvida se ainda tomava ou esperava.  Minhas pesquisas, na bula e na Internet, em inglês e em português, ajudaram muito pouco, apenas mandando tomar logo que se lembrar e não mudar o horário do próximo comprimido…

Resolvi esperar, já que não estava sentindo nada de diferente, e com medo de ter efeitos colaterais com hormônio demais no meu sistema se repetisse o remédio depois de apenas 9 horas. A bula também não faz terrorismo para quem se esquecer, sobre conseqüências drásticas, etc., e não vi estatísticas de morte para quem deixar de tomar por um dia. Entretanto, sei que o hormônio é importante para meu bem-estar e sobrevivência e li postagens de gente dizendo que sente logo a falta.

Recomecei hoje de manhã. Estou me sentindo bem. Mas gostaria de saber qual deve ser o meu procedimento no futuro. Existe alguma regra?

Agradeço a atenção. Abs, Betty

A resposta veio no dia seguinte:

Sra Betty:

Fique tranquila!

O hormônio mantém-se no sangue por 7 dias. Claro que neste período, se não tomá-lo, a concentração vai caindo. O ideal é ingeri-lo diariamente a fim de manter a concentração constante.

Quando ocorrer o esquecimento, o correto é aguardar 4 horas com estômago vazio e, daí esperar por, no mínimo, 30 minutos para alimentar-se, ok?

Um abraço!

Dra —

Foi bom receber esta orientação. E anteontem descobri que uma amiga, que já toma hormônio para tireóide há 15 anos, passou grande parte deles pensando que poderia ter um ataque de coração se se esquecesse—simplesmente porque uma atendente na farmácia havia comentado algo neste sentido na hora da compra. E seu marido é médico! Apenas recentemente ele soube desta crença dela e a desfez…

Cansaço. Na semana passada, passei vários dias sentindo MUITO cansaço. Não fiquei acamada, mas sentia sono conjugado a um certo mal-estar e me empurrava de uma obrigação para outra. Tinha começado uma nova caixa de synthroid e fiquei desconfiada que o remédio poderia ser falsificado. Mas raspei a caixa no lugar que dizem que comprova a autenticidade do produto e estava tudo certo. Felizmente, o cansaço passou. Agora já estou bem. Deve ter sido uma virose… É interessante como coisas que antes seriam encaradas como uma indisposição corriqueira de repente assustam.

Comentários no blog. Estou bastante surpresa com a interação que está havendo nos meus posts sobre a cirurgia de tireóide … Quando comecei com cronicasdocotidiano.com, nunca pensei que teria muitos leitores. No início, queria um site para colocar os textos que já haviam sido publicados numa revista de senhoras. Meu filho, em vez disto, me deu um blog, uma oportunidade de postar textos a meu bel-prazer, sem ninguém impondo prazos, temas ou tamanhos. E comecei a escrever, pensando que meus leitores seriam familiares e amigos e uns poucos “convidados” através destes. Entretanto, aos poucos, o número de leitores tem crescido e estou sendo lido por pessoas do mundo inteiro, às vezes agradando e, outras vezes, aborrecendo… É gente que não me conhece, nunca me viu e, provavelmente, nunca me verá.

Tenho um serviço que me dá uma listagem diária dos posts que foram acessados. Os mais lidos (mas pouco comentados), até pouco tempo, tem sido os que falam de Maria e Marta. Mas, agora, são aqueles que lidam com a minha cirurgia de tireóide. Não sei bem como as pessoas os encontram, mas nos últimos 200 acessos (ontem e hoje—06 e 07 de setembro), clicaram nos posts sobre tireóide 46 vezes. O mais lido (e o mais comentado) é o número 4.

Nos comentários, homens e mulheres têm respondido àquilo que escrevi e compartilhado suas experiências—sintomas, cirurgias, seqüelas, dores e temores. Alguns pedem conselhos. Outros dão. Minha vida tem estado tão cheia que tenho encontrado tempo quase unicamente para autorizar sua entrada no fim dos posts. Pude responder somente a uns poucos, apesar de me comover, entristecer ou alegrar com a realidade de cada um. Pretendo postar estas respostas e vou tentar comentar mais alguns nos próximos dias.

Até então, Betty

684 Comentários a “Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio”

  1. Kellen disse:

    Oi… eu fiz a retirada da tireóide dia 27/05/2014 estava com 2 nódulos e um acusava “suspeita de carcinoma papilífero” (4 chamas). Mas o resultado da análise da peça após cirurgia deu que eram 3 nódulos e que o menorzinho (que nem tinha aparecido no ultrassom) acusou câncer. E que estava encapsulado. Não me pediram o PCI, ainda.. será necessário?? Bom, minha voz ta boa, estou no geral muito bem, um pouco de secreção e tosse, mas bem brando, para honra e glória do nome de Deus!! Tomando Puran de 100mg diariamente. Sempre fui muito medrosa, porém uma força imensa e maravilhosa esteve e está comigo me guardando, cuidando de mim… me abençoando!! Está escrito: “Entregue teu caminho ao Senhor e o mais Ele fará”… e não andeis ansioso por coisa alguma….” Desejo que todos busquem e recebam essa benção!! Um abraço

  2. Márcia Lúcia Arêas Tardivo disse:

    Meu marido está com carcinoma papilífero e estou com muito receiosa, mas o que me consola é a fé que temos no nosso Deus. Seu depoimento me deixa mais calma, agora infelizmente dependemos de uma espera na fila no sistema sisreg do governo pois sem ser chamado você não consegue uma cirurgia, ele não tem convênio. Isso me angustia demais e me preocupo muito com ele no pré e pós cirurgico. Como foi seu pós cirúrgico, você fez por convênio?
    Ore por nós! Obrigada.

  3. JOSIANE disse:

    FIZ ESSA CIRUGIA A QUATRO MESES E NUNCA SENTI NADA ALEM DA RESPONSABILIDADE TDE TOMAR O HORMONIO EM JEJUM.

  4. betty disse:

    Que bom, Isabella. Agradecemos o seu compartilhar positivo – é bom para encorajar futuros pacientes.

  5. betty disse:

    Que bom que você procurou e obteve forças de Deus, Kellen. E que a recuperação está sendo boa. Parece que foi uma opção sábia optar pela cirurgia. Espero que tudo corra bem com o restante do tratamento e que você possa continuar sendo bênção por muitos anos.

  6. betty disse:

    Márcia. Eu fiz pelo convênio e meu pós-cirúrgico foi relativamente bom, conforme descrevi nos meus posts. Apenas a voz demorou um pouco para voltar. Mas isto já faz cinco anos. A boa notícia é que o câncer de tireoide normalmente cresce bem devagar. Portanto, procure fazer o acompanhamento da fila de espera com muita educação. Vamos orar para que o atendimento do sisreg seja logo, mas lembre-se de Romanos 8:28 e que noso Deus está no controle de tudo, até das filas e dos médicos. Enquanto isto, curte seu relacionamento e sejam juntos bênção para as pessoas na sua vida.

  7. betty disse:

    Que maravilha, Josiane. Dê graças a Deus, pois nem sempre é assim. E não se esqueça do seu hormônio!

  8. joyce disse:

    Fiz a cirurgia faz 7 dias to sofrendo muito com meu por operatório minha paratireoide não funciona os níveis de cálcio não normaliza tenho que ir todos os dias no hospital para tomar cálcio na veio !! Tá sendo muito difícil

  9. betty disse:

    Que pena, Joyce. Entretanto, espero que logo passará. Pelo menos, é o que tem acontecido com a maioria dos leitores. As paratireoides podem ter sofrido certo trauma durante a remoção. O nosso corpo é maravilhoso – luta para normalizar e compensar. Continue procurando apoio médico até melhorar. Abs

  10. Maria Helena disse:

    Bom dia, fiz a cirurgia tem 8 dias, nao estou sentindo nada. Nao tive dor, nao estou tomando medicamento algum. So de repouso da voz e por nao ter tirado os pontos, espero continuar bem assim. E que todos fiquem bem tambem, com Deus tudo é possivel.

  11. Joci disse:

    22/06/14 às 00:30

    Estou com um mês e vinte e dois dias que retirei a tireoide, era um nódulo na tireoide esquerda o resultado biópsia confirmou; carcinoma papilífero, estou aguardando me chamarem na secretária de saúde, para poder viajar para Belém – Pá, pois moro em Santarém – Pá. e não tem 0 restante do tratamento, que é com iodo. minha preocupação é com a demora da continuação do tratamento, pois tem dias que sinto muita indisposição, dor nos ossos, dor nas articulações, enjoo, cansaço nas pernas, certas vezes tenho a sensação que a pressão fica baixa, minha voz graças à Deus, não foi afetada, só quando falo um pouco à mais prende um pouco e me dá o pigarro e sinto prender um pouco a respiração, sinto também um gosto ruim que vem da garganta juntamente com uma secreção e isso tá me preocupando muito, será que tudo isso faz parte do pós operatório? graças à Deus que o Senhor é a minha força e socorro bem presente e sem Ele não sou nada.

  12. betty disse:

    Olá, Joci. O seu mal-estar é resultado da falta do hormônio. Consulte seu médico, ou um outro (clínico geral ou, melhor ainda, endocrinologista) para saber se não poderá tomá-lo enquanto não for marcado o tratamento. Deve ser possível saber quanto tempo normalmente demora. Li num lugar que é preciso ficar sem o hormônio por umas cinco semanas antes do tratamento e você também poderia já estar fazendo uma dieta pobre em iodo (este não parece ser muito agradável, mas não creio que cause sintomas negativos), para não prolongar a espera ainda mais. E vá atrás de pessoas que poderiam ajudar com o apressar do encaminhamento, sempre com muito jeito. Enquanto isto, procure observar as coisas boas e bonitas ao seu redor, especialmente aquelas que ainda tem – que aceita como normais, mas que também fariam falta se fossem removidas. Espero que logo consiga resolver isto! Que Deus a console e abençoe. Abs, Betty

  13. betty disse:

    Fico contente, Maria Helena, que tudo correu tão bem. Obrigada por compartilhar. Parece que Deus foi misericordioso com você e é bom que sinta e expresse gratidão. Que seu caminhar com ele possa se estreitar mais e mais, para que, ainda nos momentos de sofrimento que eventualmente chegarão, possa enxergar a mão dele fazendo todas as coisas contribuirem para o bem, usando as oportunidades para aprender mais sobre ele e para servi-lo melhor. Às vezes, Ele nos leva por caminhos e para lugares que não escolheríamos por conta própria. Precisamos confiar e caminhar – extraindo forças das suas palavras na Bíblia e conversando com Ele em oração. Abs, Betty

  14. Angela ferrira da Silva disse:

    Olá, tenho acompanhado aqui muitos relatos e hoje resolvi escrever e contar o que venho sentindo… Operei em 09.04.14 fiz retirada total da minha tiróide, tinha nódulos e apresentou nódulos cancerígenos papilífero, terei que fazer uma cintilografia e iodoterapia, está marcado depois de muitos vai e vens um oncologista para dia 08.07, creio que agora entrarei na reta final, minha irmã Ana fez a mesma cirurgia graças a Deus os nódulos dela não deu problemas… Mas os sintomas já estão começando aparecer…enjoos, cansaço físico é o pior, sou agitada e isto está me matando pois vou no pick pra fazer as coisas e não consigo, e se insisto depois que termino não consigo fazer mais nada…tenho tido dores de cabeça, estou inchada, como fui com minha irmã num endocrinologista com ela ele me explicou, já era para eu estar fazendo a reposição hormonal, como tive problemas com o plano de saúde que me exigiu um exame imunohistoquímico e isto me causa uma demora fiquei este tempo todo sem a reposição o ideal e fazer bem rápido após a cirurgia para evitar estes sintomas… mas por outro lado como para a iodoterapia teria que suspender o remedio assim vai mais rápido, pois o organismo está limpo só terei que fazer a dieta de iodo dos alimentos…Ainda bem que andei lendo, já estou evitando algumas coisas, tipo fazer as unhas(usar esmaltes)química nos cabelos, o problema será o sal dos alimentos pois tem iodo, mas tenho certeza que passará rápido normalmente uma há duas semana de dieta, faz a cintilografia, a aplicação do iodo, a cintilografia de novo e devo sr liberada, depois de 6 meses repito a dose, bom isto foi o que li, vou saber mesmo dia 08.07.14 com o oncologista. Bom na realidade o que escrevi aqui poderá ajudar alguém. Depois da consulta volto e deixo mais detalhes… Bjos Boa sorte e MELHORAS a todas vcs…tenho face se quiserm podem me adicionar – Angela Ferreira da Silva será um prazer ter amigas que vivenciaram estas mesmas coisas

  15. betty disse:

    Olá, Angela. Realmente – a falta do hormõnio causa muitos estragos. Felizmente, com a virada do mes, já parece mais perto, e está faltando apenas uma semana para você falar com o oncologista. Se você for para meus posts 9 e 10, encontrará outros relatos nos comentários sobre a dieta sem sal. Mais que você antecipar, melhor. Espero que encontre um oncologista bem atencioso. Enquanto isto, dê uma olhada neste site. http://www.cancerdetireoide.com.br/patient/tybr_pt_overview.asp Já ouvi, e comentei, muito sobre um remédio chamado thyrogen que pode ser tomado para evitar este mal-estar. Mas é caro, parece que falta muito e o governo obrigava os convênios a cobrir, mas não o SUS… Achei o site do farmaceutico, mas eles apenas dão informações para médicos. Colocam o link acima. Mas lá tem um número para ligar e um e-mail para saber mais informações. Se quiser pesquisar… Depois, sinta-se à vontade para compartilhar se valeu… Ou não. Para ajudar a outros que passarão por isto (eu mesma não tive câncer – passei pela cirurgia há cinco anos, estou bem, mas continuo recebendo comentários nos meus posts, a maioria de pessoas afltitas, que tento responder quando posso).

  16. Viviane disse:

    Olá, queria deixar aqui meu relato… Em 06/06/14 fiz duas cirurgias: a tireoidectomia total e a retirada de um pequeno nódulo na mama direita.
    Em 2012 descobri 2 nódulos na tireoide e o da mama e desde então faço acompanhamento no Hospital AC Camargo em SP. No inicio desse ano minha mastologista falou que teríamos que tirar o nódulo da mana, e ao mesmo tempo fiz novos exames na tireoide e descobrimos ser 3 nódulos e um deles suspeito. Ai decidimos por fazer uma cirurgia conjunta e me livrar logo desses problemas. E graças a Deus tomei essa decisão… o nódulo da mama era benigno, porém um dos nódulos da tireoide tinha um pequeno câncer de 1 milimetro (carcimona papilífero). Pelo fato de ser pequeno não precisarei de nenhum tratamento adicional, já iniciei o uso do Puran 125 uma semana apos a cirurgia, não tive problemas com falta de cálcio e nem com a voz! No inicio senti dores ao engolir, ao me movimentar. Hoje sinto só grande sensibilidade na área da cicatriz e um certo desconforto ao estivar bem o pescoço, que espero que seja normal. Logo voltarei ao médico para verificar se a dosagem do hormônio esta certa e já pegar a guia de exames para acompanhamento.
    Descobri os nódulos da tireoide por acaso, pois nunca senti nada e minha ginecologista pediu os exames somente por eu nunca ter feito um ultrassom da tireoide. Graças a Deus ela pediu e me livrei de um câncer logo no inicio. O Hospital AC Camargo é ótimo, fui super bem tratada em todos os momentos e só tenho a agradecer a Deus!!

  17. Adriana Giglio disse:

    sera q alguem pode por favor me responder se durante o preparo posso usar lapis de olho ja q nao posso usar outra maquiagem ,meu nome e Adriana tive carcinoma papilifero e vou fazer iodo dia 4 de agosto

  18. betty disse:

    Olá, Adriana. Fui procurar na Internet e encontrei isto. A melhor fonte de informação deve ser o doutor ou a doutora que está lhe encaminhando pare este exame. Abs, Betty
    http://radioativos131.wordpress.com/2010/01/19/de-cara-lavada/
    Seu e-mail não existe, por sinal. Espero que volte ao blog para ver a resposta….

  19. Angélica disse:

    Fiz a cirurgia ontem. Foi tudo bem, mais fiquei pigarreando um pouco e hj to com tosse e prurido. Mais não é o tempo todo. Geralmente depois de dormir, comer e se eu falo muito. Vamis ver como estarei amanhã. Estou com um pouco de receio sobre a baixa de cálcio. Por enquanto o problema é só a tosse.

  20. betty disse:

    Angélica. Se você estiver monitorando a baixa de cálcio, não deverá ter grandes problemas. É só tomar alguns comprimidos por uns poucos dias e, normalmente, passa. Você pode perguntar sobre os sintomas antes de sair e até pedir uma receita preventiva, que só comprará se tiver cãibras e/ou formigamentos grandes. Já tive muitas cirurgias e, para mim, o segundo dia, com o passar do efeito dos anestésicos, tendia a ser pior do que o primeiro. Portanto, não se assuste, tome analgésicos, e logo passará. O poder restaurador do corpo que Deus criou é incrível! E descanse! Veja filmes, leia, abençoe outros pelo facebook ou outro aplicativo, escreva como está fazendo agora… Abs, Betty

  21. Alda disse:

    Olá! o meu nome é Alda e sou de Portugal
    Após desconfiar que tinha algum problema na tiroide, o médico mandou fazer ecografia e análises, acusou alguns nódulos pequeninos e um maior do lado esquerdo e um quisto sólido no istmo que faz pressão na traqueia, as análises deram que tenho uma tiroide auto-imune.
    Já fui á endocrinologista que aconselhou a tirar a tiroide toda por causa da pressão e para que o quisto não cresça mais e fique ainda pior.
    Estou á espera da consulta de cirurgia mas estou preocupada com o depois da cirurgia.
    Obrigada pela sua partilha, está a ajudar-me a ultrapassar os meus medos.
    Bjs

  22. rita disse:

    Olá, fiz a cirurgia extrai tireoide total faz 1 ano e meio, tomo hormonio, me sinto muito bem, apesar de ser pelo Sus meu médico marca retorno cada seis meses e pede exames de sangue.

  23. Angélica disse:

    Ola. Passou-se uma semana da cirurgia. Creio que minha recuperação tem sido estupenda, graças a Deus. Só senti como tinha dito antes um pouco de tosse com prurido, além disso tive uns 3 formigamentos na mão e uma cãibra fraquinha no pé. Tudo por menos de um minuto. Passava bem rápido. Por alguns instantes em certos movimentos senti como se tivesse uma mão me apetando o pescoço. Achei que era o curativo mais continuou por uns dias após tirar o mesmo, pois o pescoço estava ainda bem inchado. Agora não sinto nada. Estou super bem disposta. Estou até fazendo coisas que não devia. Quando vejo que exagerei, tomo chá de cama pelo resto do dia. Ainda não comecei a tomar o hormônio, começarei semana que vem, pois meus hormonios estavam mega alterados. Ainda aguardando resultado da biopsia. Mas se Deus quiser não há de ser nada. Semana que vem entro em contato novamente. Abcs a todos.

  24. damiana disse:

    olá fiz minha cirurgia da tireoide total dia 15. 05.2014 foi uma bença n senti nada ,mas com o resultado da biopsia fiquei muito triste por que deu 2 tipo de câncer, o folicular e o papilifero , parti para o tratamento e estou na dieta para fazer o iodo dia 23 deste ,só que de ontem pra cá estou um pouco rouca isto é normal? obrigada , estou levando minha vida normal voltei a trabalhar sou téc de enfermagem e tenha a mesma disposição mesmo sem o hormonio.

  25. Crislaine disse:

    Crislaine disse: 187\2014 Hoje faz 4 dias que fiz a cirurgia da tireoide total. Minha Endocrinologista optou por tirar ela toda, porque não controlava e estava me fazendo muito mau. Daí concordei fiz a cirurgia ,estou me recuperando tem 4 dias no momento estou bem. Fiquei nos dois primeiros dias com um encômodo na garganta que é normal. estou tomando medicamentos para dor e já estou tomando o hormônio. Hoje comecei a sentir um encômodo no pescoço, vamos ver até amanhã. Mas fora isso correu tudo bem é uma cirurgia tranquilha e rápida. Me sinto um pouco de desanimo mas é normal,minha voz está normal só nos primeiros dois dias que estava alterando mas já passou.

    rápida. Dia 22 vou na cirurgiã pra ver se já posso tirar os curativo

  26. Tatiana disse:

    Boa Noite, ao fazer exames descobri dois nódulos na tireoide irei fazer a cirurgia retirada total estou desesperada, sou asmática a anestesia é geral, estou lendo alguns relatos e por mais que tenha casos de sucesso, sempre pensamos no pior. Por favor, me ajudem !!

  27. Angela Ferrreira da Silva disse:

    Em 26.07.2014

    Olá Beth, e amigas(os) estava ansiosa para retornar aqui e contar minha experiênica novamente… Primeiro não posso deixar de mencionar que a DEUS TODA HONRA E GLÓRIA!!!!! Fiz minha operação e retirada total da tireóide e constatou que uma nódulo apresentou na biopsia o laudo de CARCINOMA PAPILÍFERO TIREOIDEANO, ou seja, era um câncer, depois da ida a endocrinologista, ela me encaminhou pra um ONCOLOGISTA, e tive muitos problemas até chegar a ele foi exigido um exame IMUNO-HISTOQUIMICO. Enfim cheguei no oncologista, já imaginando que passaria pela CINTILOGRAFIA e RADIOTERAPIA, já estava até evitando algumas coisas pois já havia lido sobre a dieta que temos que fazer. Bom o Oncologista conversou muito, analisou todos os exames, olhou pra mim e disse: Angela acalme teu coração…VC ESTÁ CURADA\!!!! Não precisará passar pela cintilografia e radioterapia, era tão pequeno o nódulo, não houve nenhuma invasão vascular, então fique tranquila e vá fazer sua reposição hormonal,me deu um atestado e me liberou para voltar ao endocrinologista. Saí feliz da vida e assim fiz no dia seguinte…
    Aí vem meu ALERTA, não demore a começar a REPOSIÇÃO HORMONAL, pois lhe traz consequêcias terríveis, eu demorei por motivos burocráticos do plani de saúde e por optar em não começar e ter que parar por causa da dieta pra fazer a cintilografia. Eu operei em 09.04.14 e só comecei a repor os hormônios em 17.07.14, meu organismo sentiu muito todo este tempo pois meu TSH que deveria estar normalmente 0,3 a 5,0 está 233,46 UI/ml, muito muito elevado, e isto me causou MUITO cansaço, estou com as mãos e pés inchados demais, e impossibilitada até de dirigir, estou sem forças nos braços, o organismo está muito debilidado, tenho tentadao manter um repouso, mas está muito difícil… Estou tomando PURAN T4 88mcg, como dose inicial pois o endocrinologista terá que achar um emio termo, uma dosagem que se estabeleça os hormônios, daqui um mês retorno a fazer os exames para ver como esta o nível de TSH no organismo.
    Então meninas NÃO DEMORE A TOMAR OS HORMÔNIOS!!!!!!!!!! creiam nisto pois esta demora piora tudo!!!! Tem dias que minha vontade é ficar na cama, e não sair de lá nunca mais, devido as dores nas articulações e muito inchaço…
    Uma coisa legal de se fazer e anotar todos os sintomas diários que terá ao iniciar o tratamento, tipo inchaço, dor nas pernas, articulações, dor de cabeça, queda do cabelo, as unhas ficam fracas, pois ao retornar ao endocrinologista e passar estes detalhes ficará mais fácil pra ele além do exame novo nas mãos conseguir analisar a dosagem a ser tomada.
    Espero que meu relato ajude a vcs, e se assim Deus permitir retorno com mais informações.
    Beth obrigada por este espaço e parabéns, bjos

  28. betty disse:

    Olá, Tatiana: Creio que muitos asmáticos fazem cirurgias com anestesia, sem maiores problemas. Entretanto, sempre é bom prevenir, consultando seu clínico geral sobre o que poderá/deverá ser feito e perguntando ao cirurgião sobre os perigos e procedimentos. Veja se existe algo que você pode/deve fazer/tomar/evitar antes. Espero que você possa descansar na vontade e nos cuidados de Deus para com sua vida, como seu criador e como aquele cujo filho Jesus veio para sofrer e morrer em nosso lugar, pronto para perdoar nossos pecados e preparar um lugar para nós quando for a hora certa. Em João, capítulo 14, versículo 6, Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguem vem ao Pai senão por mim.” Um grande abraço encorajador e consolador, Betty

  29. betty disse:

    Olá, Crislaine. Estou no Canadá onde tivemos um encontro familiar, com meu marido, quatro filhos e seus conjuges, mais os nossos nove netinhos. Portanto, estou meio ausente deste blog. Mas espero que você continue melhorando e que recebeu boas notícias da cirurgiã no dia 22. Que a paz de Deus esteja com você. Abs, Betty

  30. betty disse:

    Olá, Alda. Sinto-me honrada, sendo lido até em Portugal! Presumo que você talvez tenha a doença de Hashimoto. O tratamento varia de acordo com a avaliação médica. A maioria das pessoas passam por a remoção da tiroide sem maiores problemas. E estas continuam com sua vida sem pensar em compartilhar em blogs como o meu. Portanto espero que você também possa logo ter uma vida melhor, com seu problema diagnosticado e tratado. Seja uma bênção. Abs, Betty
    P.S. Desculpe o atraso em responder, mas tenho estado muito envolvido com filhos e netinhos ultimamente – o que está incluindo viagens ao exterior (Canadá) onde ainda estou…

  31. betty disse:

    Que bênção, Rita! Se todo o Brasil fosse assim, seria muito bom! Aproveite e use sua própria saúde e forças para fazer o cantinho em que você mora e trabalha um lugar exemplar também. É impressionante como nossa atitude e dedicação podem fazer diferença. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  32. betty disse:

    Olá, Damiana: Desculpe o atraso em responder, mas este mes tem sido dedicado a interação intensa com filhos e netinhos, que incluiu uma viagem ao exterior, onde ainda estou. Creio que você já deve ter terminado a iodoterapia e peço a Deus que tenham conseguido eliminar ambos os tipos de câncer. Que bom que você sobreviveu bem durante o período sem o hormônio. Agora, com ele, poderá ser melhor ainda. Que Deus a abençoe! Abs, Betty

  33. betty disse:

    Olá, Angela. Quanto sofrimento! Podemos dar muitas graças a Deus que ele permitiu ao ser humano criar o hormônio sintético – se não muitos de nós estaríamos vivendo o restante da vida do jeito que você descreveu. Eu já estou na terceira idade e me lembro de pessoas da minha infância que viviam cansadas e emotivas, sem aparente razão, e me pergunto quantas delas talvez não tinham problemas na tireoide, sem saber. Com as pessoas ao seu redor achando que era preguiça, manha, mania… Espero que você possa logo recuperar-se por inteiro e viver sua vida intensamente, sendo bênção para muitos. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  34. vinicius disse:

    Bom dia! a todos …….minha esposa operou a 1ano e 1 mês (com a retirada total da tireoide) ” foram achados 4 nódulos “. porem tem sentidos vários efeitos colaterais ( mal estar, diarreia constante, cansaço, indisposição, sono, IRRITAÇAO,) a medica começou passar A MEDICAÇÃO – LEVOID DE 75 ….PASSOU PARA 100…..PASSOU PARA 125….PARA 150….PARA 175…….e sendo feito exame para acompanha essa reposição hormonal ……agora de 3 meses até hoje começou a reduzir para 150 e depois para 125……gostaria de ajudar a minha esposa a não sentir o DIMINUR esse sintomas ….vcs saberiam como posso ajudar a diminuir esse sintomas !!!!!!

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-cirurgia de tireóide (7) – Completando 3 meses e meio