Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)

Fiz a cirurgia porque estava com bócio na glândula tireóide. Entretanto, olhando para mim, ninguém notava. Isto porque era “mergulhante”—os nódulos estavam crescendo para dentro e não para fora. Na segunda semana pós-cirurgia, entretanto, se você batesse o olho em mim (e soubesse falar “tireoidês”), você diria logo que eu estava com “bócio”. A área da tireóide continuava mais inchada do que nunca. E dolorida quando mexia com a cabeça. Doía quando bebia água e engolia, especialmente de manhã. O desconforto que estava localizado nas costas migrou para a frente, irradiando do local “mexido” para o lado oposto (o esquerdo agora). Era como se estivesse comprimindo músculos ou nervos. Imagino que era por isto que continuava muito rouca também. Afinal, devia estar igualmente “inflada” para dentro, quanto para fora. Apenas nas últimas três noites é que percebi que estava doendo bem menos para me virar de lado, e que estava “achando canto” sem problemas maiores.

lucasflowers

Flores recebidas alguns dias depois da cirurgia, com vaso e tudo, encomendadas, através da Internet, de Bangladesh

Mãe, damos graças a Deus que tudo correu bem com a sua cirurgia. O Lucas está ansioso para ver você e todo o resto de sua família brasileira… e nós também. Beijos dos seus filhos e do seu netinho. David, Taara e Lucas

Ontem se completaram quinze dias desde a remoção. A garganta continua inchada e multicolorida (por eu ser muito branca, dá para enxergar quase todas as cores do arco-íris nela), mas a protuberância está menos saliente. Tenho um papo debaixo do queixo que vai um pouco além do normal. Algumas pessoas me falam que minha voz está melhorando, mas ela continua bastante rouca. Mas o que mais me incomoda é que não consigo cantar uma melodia. Nem solfejar. Estas duas aptidões agora viraram a minha medida de recuperação de voz!

Já que planejamos viajar para a América do Norte no dia 24 de junho, marquei logo uma visita à endocrinologista que havia consultado antes, para poder me preparar e prevenir.  Entreguei uma carta do cirurgião para ela, e ela me atendeu com muita delicadeza. Ouviu e respondeu às minhas perguntas sem demonstrar pressa nem impaciência. Já que me queixei de ter acordado duas vezes com dormência em ambos os braços, resolveu continuar com o cálcio (Oscal D) duas vezes por dia. Também passou uma pastilha de Fonergin de quatro em quatro horas (enquanto necessário) para ajudar a desinflamar a garganta.

Devo fazer um exame daqui a dez dias para verificar o cálcio iônico, o PTH e o TSH e encaminhar os resultados para ela VIA E-MAIL (idéia dela—para poupar-lhe de ter que fazer um encaixe e, ao mesmo tempo, economizar uma viagem e uma possível longa espera para mim). Ela subiu dez pontos na minha estima só com isso! Finalmente, um(a) doutor(a) que incorporou as vantagens da era da Internet! Agora vamos ver se ela responde rápido… Dependendo dos resultados, ela me chamará de volta ou me orientará sobre procedimentos a seguir durante a minha viagem.

Reiterou que devo evitar sol na área da cirurgia, mas disse que desconhecia o que algumas amigas me falaram—que a luz fluorescente também prejudica o sumiço da cicatriz. Posso falar normalmente, mas não em excesso—tipo palestras—e nem cantar.

Devo comer alimentos com cálcio (especialmente leite e seus derivados) sempre—mas enfatizou que esta é uma prática que todos devem seguir continuamente, e não apenas após uma cirurgia de tireóide.

Perguntei sobre o que acontece se me esquecer de tomar o hormônio da tireóide. Ela falou que é melhor aprender a não esquecer, mas disse que não deve acontecer nada demais num dia só, mas que um período mais longo será rapidamente prejudicial ao meu humor, meu colesterol e a outras funções. Com respeito à dosagem deste, perguntou-me sobre se percebo algum indício de depressão, como estou dormindo, se me sinto descansada ao acordar, como funciona meu intestino. Parecia satisfeita que tudo estava indo bem, dentro da normalidade.

Voltei para casa a pé, com um cachecol me protegendo não apenas do sol, mas do frio (o consultório dela também fica na minha rua—uns 900 metros para baixo). Fiquei contente por poder parar numa ótica para mandar revelar 236 fotos, tiradas desde julho de 2008, que havia finalmente passado do meu computador para um pen drive durante a minha recuperação. Na loja ao lado, comprei chocolates diet para mim e para meus sogros e, depois, aproveitei para pegar os remédios que haviam sido indicados, numa farmácia ao longo do caminho. A minha liberdade (e responsabilidade) está voltando, pouco a pouco. Amanhã já deveria poder dirigir. Mas já que o cirurgião mandou usar bom senso, creio que vou esperar mais um pouquinho, pois ainda sinto dor ao movimentar os braços com força. Mas na segunda-feira, se tudo correr bem, estarei atrás do volante novamente…

Antes de encerrar por agora, vou falar um pouquinho das despesas que tivemos. O nosso convênio da AMIL cobriu o hospital, a cirurgia e todos os médicos. Mas, por precaução, já que tive tromboses antes e uma embolia pulmonar, os doutores acharam por bem requisitar meias de suporte e ligaram uma máquina às minhas pernas que providenciava “compressão pneumática intermitente” (CPI) durante a minha estadia. As meias e as “perneiras” não foram cobertas por meu plano e desembolsamos 485,21 reais por elas, mais 4,77 por “lençol descartável 80x und”. Tenho que me lembrar disto se for internada novamente, porque agora estou com dois pares de perneiras guardados—já que aconteceu a mesma coisa na minha cirurgia anterior.

Entre os remédios receitados, um dos tipos de cálcio (Rocaltrol) foi caro—100 reais por 30 cápsulas (com o desconto pelo cartão da farmácia deu R$ 77,58 e estou terminando o segundo pote). Juntando a isto o antibiótico e os outros remédios e o material para os curativos, mais o estacionamento no hospital e os lanches para meus acompanhantes, devemos ter gasto uns mil reais no total.

Pronto, está terminado meu relato por hoje. Agora vou, alegremente, supervisionar a limpeza e montagem do berço que nossa filha encontrou num brechó perto de onde trabalha. Está muito branco. Vou ter que encontrar uns enfeites e lençóis coloridos para preparar um ambiente alegre para meu netinho. Faltam apenas duas semanas para a chegada dele, o Senhor Deus permitindo.

Abs, Betty

(Continua aqui)

340 Comentários a “Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)”

  1. eliane lima disse:

    quanto tempo é o repouso da cirurgia de tireóide,fiz fez um més mais tenho medo de voltar minhas atividades normais.obrigada pela atenção.

  2. betty disse:

    Olá, Eliane: É difícil responder a esta pergunta sem saber o grau e a extensão da intervenção. Mas, normalmente, são poucas semanas. Se seu médico não falou sobre cuidados especiais e se não estiver sentindo nada demais, retorne às suas atividades normais – mas não tente subir uma montanha ou fazer um monte de trabalhos (ou exercícios) físicos de um dia para outro. Vá com calma, sentindo se está tudo bem. Qualquer problema – consulte um médico. Que Deus a abençoe, Betty

  3. Ana disse:

    Beth, adorei seu relato e o modo como escreve! Mesmo depois de escrito há tanto tempo, sua habilidade com as palavras e a leveza de seu relato continuam a ajudar inúmeras pessoas: Olha eu aqui! Fiz a cirurgia para a retirada da tireóide em 26/11/2014 e amanhã volto ao médico para a retirada do curativo e dos pontos. Estou ansiosa porque amanhã terei o tão esperado resultado: será que a minha batalha termina amanhã? Que Deus me dê forças, sustento e saúde! Paz e Bem!

  4. Claudete Mara Pessoa Terrin disse:

    Olá, Beth. Sou de Olímpia-SP. Meu cirurgião é de São José do Rio Preto, dr. Guilherme.Também fiz a retirada total da tireóide no dia 29/11. Graças a Deus correu tudo bem. Dia 16/12 vou retornar para a retirada dos pontos e saber do resultado da biópsia. Na punção deu uma lesão folicular em um dos nódulos. O médico achou melhor tirar toda a glândula, pois eu tinha nódulos dos dois lados. O que me preocupa é que ainda sinto o meu pescoço anestesiado. Será que é normal? No corte não sinto anestesiado e está cicatrizando bem. Ele não me passou nada para tomar ainda. Disse que depois terei que tomar o Puran para o resto da vida. Bjs.

  5. Claudete Mara Pessoa Terrin disse:

    Olá Beth. Eu de novo. Voltei ao médico e ele me disse que no resultado deu bócio colóide e adenoma multinodular. Resumindo, ele disse que não tenho nada e mandou eu voltar ao endocrinologista. Me passou o Puran 75mg. A hora que ele me deu a notícia, soltei um aleluia tão alto, que ele acabou rindo de mim. A minha cirurgia também não teve pontos para tirar. Fiquei muito aliviada com tudo o que passei. Deus é muito bom. Estou muito bem. Quando deu 10 dias de cirurgia, já não sentia dores ao engolir. Com 15 dias fiz uma viagem de 50km dirigindo sozinha, no retorno ao médico, pois ele é de outra cidade. Enfim, graças a Deus estou muito bem. Nem sempre é como pensamos! Bjs.

  6. Kaka Rosa disse:

    Oi Beth estou lendo as suas colunas achei super interessante, pois eu fiz cirurgia de tireoide dia 05 / 02 / hoje está com 11 dias.Eu sinto dormência e formigamentos pelo corpncia e formigamentos pelo corpo todo.Estou tomando oscal d de 04 / em o4 hs prescrito pelo cirurgião e dipirona gota de o6 / o6 hs pois sinto muita dor no pescoço e no local da cirurgia . Está inchado do tamanho de um tomate grande e com dor, isso é normal? Pode acontecer? Bjs obrigada grata Nair

  7. betty disse:

    Olá, Kaka: Creio que você deve voltar a um médico, se já não o fez. Acho que este poderá ajudar a diminuir o inchaço do pescoço e também os outros sintomas de formigamentos e dormência. Os últimos normalmente vão embora por conta própria, mas tem vezes que aumentam e precisam de intervenção mais concentrada. Espero que logo melhore! Abs, Betty

  8. Neiza disse:

    Quero também deixar aqui o meu depoimento. Fiz a Tireoidectomia Total dia 08/04/2015, de manhã. Ao longo do dia, o meu pescoço aumentou de tamanho e virou uma bola de tão inchado. Me deu um mal estar danado e não tinha nem mais posição de ficar na cama. O cirurgião que me operou, retornou somente à noite para me ver. Ele também é professor universitário e realizou várias cirurgias no hospital da medicina neste dia. Se as enfermeiras tivessem mais experiência, teriam avisado ao médico que alguma coisa não estava normal comigo. Como a minha família ficou presente o tempo todo, meu marido e minha filha tentaram de todas as formas entrar em contato com o médio, inclusive pediram à enfermeira-chefe que eu fosse cuidada por enfermeiras e não técnicas de enfermagem. O médico retornou por volta das 19h30. Quando me viu, verificou que tive “hematoma”, que é uma hemorragia interna. É raro acontecer, mas aconteceu comigo. Voltei ao centro cirúrgico, mas fiquei muito tensa, pois achei que não fosse retornar. A segunda cirurgia durou quase 3 horas. Saí do centro cirúrgico quase meia noite. Graças ao meu médico, à minha família e a Deus, estou aqui de volta. Ontem retirei meus pontos. A cicatrização está ótima, o inchaço acabou. Em volta dos pontos não ficou roxo, está amarelo, o que é um bom sinal.
    O meu conselho é: pesquisem bastante antes de fazerem qualquer cirurgia, principalmente sobre os procedimentos pré e pós cirúrgicos. E mesmo pesquisando, cada pessoa passa por uma experiência diferente. O importante é que tenham muita fé e pensamento positivo. Deus me deu uma segunda chance para eu seja uma pessoa melhor!

  9. Paula santoa disse:

    Olá, boa noite
    Bom, vi esses relatos aqui e vim falar do meu tbm
    Fiz a cirurgi. Da retirada de toda a tireoide dia 23/04/2015 amanhã faz 8 dias, bom estou tomando três remedios de calcio para repor e puran, a dois dias tive uma crise terrivel de dormência e caimbras, mas o medico disse ser normal q é pela falta de calcio, mas logo tudo voltará ao normal, bom estou me recuperando bem graças a deus, n tive pontos mas esta cicatrizando bem o corte, estou falando normal e tbm estou sentindo a melhora ao engolir a cada dia, ja fui na revisão o medico passou uma pomada para passar no local e pediu exames, mas diasse q ta tudo bem, agora estou esperando a tal biopsia que peço muito a deus que n dê nada de mais.
    Então quando tiver o resultado voltarei p contar, mas graças a deus tudo ta correndo super bem e logo logo quero procurar emprego rsrssrs
    Bjoss

  10. tatiane disse:

    olá, fiz a cirurgia de tireoide faz dois meses e meu médico não me passou nenhuma pomada para amenizar a cicatriz, apenas o bloqueador solar. Queria passa alguma pomada para clarear a cicatriz ou sumir, teria alguma boa para me indicar?

  11. Fanavia disse:

    Olá
    Me submeti a tireoidctomia total na data de 19/05/2015, a cirurgia foi um pouco complexa, durando um pouco mais de 3 horas.
    Já a minha recuperação está sendo excelente, fiquei rouca somente nos primeiros dias, hoje com 18 dias já consigo até cantar. Quanto às câimbras e formigamentos isso é normal, minha médica receitou CalcioDex (4 comprimidos de 6/6 horas) e Sigmatriol (1x ao dia), bem como pediu para que eu ingerisse muito leite e seus derivados. Já a cicatriz está tendo uma boa cicatrização, acredito que ficará quase imperceptível, usei uma pomada oftálmica Epitezan (venda com receita médica) e daqui alguns irei realizar o tratamento com iodo radioativo (radioiodoterapia), pois a biópsia apontou câncer carcinoma papilífero.
    Que Deus abençoe a todos!

    “Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. Salmos 126:3”

  12. Lígia disse:

    Olá também estou com um nódulo na tiróide e gostaria de uma indicação de algum bom cirurgião!
    Estou muito preocupada pois tenho dois filhos pequenos!!
    Me ajudem,desde já agradeço!

  13. rosangela disse:

    Fiz a cirurgia de retirada da tireóide dia 24/06/15. Estou sentindo o pescoço dormente, e três dias após , criou um papo acima da cirurgia. Tô preocupada de não sair. Tô ficando rouca. Tenho que fazer repouso vocal? Obrigada

  14. estou com quase 3 anos sempre sinto auguo erado agora estou sintino um nodulo,sera que volta?

  15. Olá eu fiz uma cirurgia no dia 24/07/2015 de tireoide total (a minha tbm era mergulhante) e estava com vários nódulos, então o médico achou melhor tirar tudo.
    Estou muito bem, graças a Deus não fiquei roca nem tive dor na garganta após a cirugia.
    A única dúvida é quanto a minha voz devo fazer repouso da mesma, mesmo não sentindo nada?

  16. Oi Pessoal,
    Boa Noite!

    Gostaria de saber se alguém após cirurgia da tireoide teve algum problema com a cicatriz como seroma ou fibrose. Se houve experiência neste sentido por favor , relate.
    Grata,
    Regina

  17. Ligia Iokoi! disse:

    Rosangela,tambem fiz a Cirurgia e so retirei um nodulo porem ficou o Papo tambem em cima da cicatriz
    Sera que com o tempo sai?
    Hoje fazem 11 Dias que eu fiz a Cirurgia
    Obrigada
    Espero uma resposta de quem Passou por esta experiencia!

  18. Olá bom dia!
    Ligia, também fiz a cirurgia de remoção total da tireoide no dia 17/11, a cicatriz está sequinha, mas por dentro sinto um inchaço ou como um caroço, sei lá. .. Tambem gostaria de saber se isso é normal.
    Mas o resto está tudo ok comigo, graças a Deus.
    Só após dia 18/12 que retornarei para a endocrinologista, para iniciar o tratamento com Iodo.
    Espero respostas lindas!
    Fiquem com Deus! 😚

  19. Maria do Socorro disse:

    Oi! Estou por deste, para relatar sobre a minha tireoidectomia total.hoJr estou com 10 dias e graças a Deus estou ótima, um pouco rouca e sinto e vejo um inchaço bem na incisão…estou voltando às minhas atividade normais como agachar, caminhar, trabalhos domésticos(Lavar louças ,arrumar Casa e já quis dirigir?? Seria muito cedo?? Já estou tomando hormônios o puran de 100MG só que meus braços estão doendo muito seria bom relatar pra o médico??eu mim sinto bem mais temo. Ainda não voltei ao trabalho o médico deu atestado de 23 dias e aguardo resultados da biópsia o nódulo deu grau 5.tinham alem do nódulo 5 xistos. Abraços !!sim tenho 52 anos

  20. Gleice disse:

    Ola me chamo gleice
    Fiz a cirurgia de tireoide no dia 31/03/16 e retirei a metade pq o nodulo tava pegando a metade da tireoide, estou me sentindo bem so o incomodo de posição para ficar e tbem um papo em cima da cirurgia, não doi mas me incomoda.

  21. betty disse:

    Obrigada pela participação, Gleice. Espero que você logo perca o “papo” e o incômodo resultante e que possa voltar a uma vida normal ou, até, melhor – depois de passar por esse momento em que somos forçados a parar e pensar sobre as prioridades da nossa vida.
    Um grande abraço, Betty

    Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguem vem ao Pai, senão por mim. Livro de João, capítulo 14, versículo 6, da Bíblia Sagrada.

  22. manuela disse:

    Ola . tal como voces tambem fiz opercao a tiroide. Fiz operacao dia 29 deAbril e ja passou dezassete dias. Nao queria acreditar quando me vi ao espelho uma cicatriz grossa avermelhada com um papo por cima da cicatriz e alem disso nao estava uniforme comeci a fazer massagens tres ao dia e uma dessas vou a enfermeiro numa clinica fazer a tal massagem. Parece um bocadinho melhor mas nao sei se e uma queloide. A pomada creme que estou a ulizar ecicalfalte. Se alguem passou por essa situacao por favor digam-me. Muito obrigado

  23. Gleice disse:

    Olá, Boa tarde!
    Fiz a cirurgia dia 31/03, não foi essas coisas passei muito mal no pos operatório, vomitei muito msmo tomando remedio para vomito.
    Fui parq cqsa no dia seguinte a cirurgia, estava bem so com um papo e um desconforto para ficar em certas posições, e para dormi tbem, após 7 dias da minha cirurgia começou a sangrar, liguei para o medico ele mandou eu ir no consultorio e falou que era daquele caroço que ficou apos a cirurgia. Depois de uma semana saindo sangue e eu ter tirado os pontos a cicatriz comecou a fechar, a cicatriz em um lado ta legal mais no outro onde ficou sangrqndo tq meio feio, o medico disse que vai melhorar, espero que sim.
    Ontem o medico me ligou fqlou que queria falar comigo sobre a biopsia do nódulo, fiquei meio apreensiva, hoje fui no consultório dele e o resultado foi nodulo folicular. Sendo lesão folicular com atipias. Para não ter duvidas meu nodulo foi enviado para um novo exame com reagente so vai ficar pronto daqui a 30 dias.
    Eu so retirei um lado da tireoide , hj qd eu me encontrei combo medico ele disse que se confimar o resultado vamos ter que retirar o outro lado, eu nao acreditei ter que passar por tudo aquilo de novo. E tbem fazer iodoterapia depois da cirurgia.
    Mais ainda não tem nada certo.
    Deus no controle!
    O que tem que ser será!
    So contando para quem está com o msmo problema que o meu, saber um pouco que não so a gente passa por isso
    Bjs para todas.
    Obs: quando eu souber do resultado volto para contar.

  24. Ana julia disse:

    Faz 4anos que. Tirei um bócio com mais 4 nódulos e o quinto era o maior’retirei toda tiroiide’ mesmo sem ser cancerosa,contudo eu era cantora e desde. Que me operei fiquei sem capacidade nenhuma de cantar nada,não consigo nem ter ritmo.fiquei com uma rouquidão. Ourivesaria. Isto me deixou triste e sem o melhor que sabia fazer, cantar. O que faço. Me ajudem.

  25. betty disse:

    Que pena, Ana Julia! Não conheço a sua situação específica, mas, às vezes, os nódulos invadem o espaço das cordas vocais e fico complicado tirá-los sem danificar aquilo que os cerca. Ainda assim, creio que provavelmente foi mais sábio tirá-los porque a tendência é de continuarem crescendo, acabando por fazer um estrago ainda melhor. Sou apenas uma ex-paciente, como você, mas parece-me que quem mais pode ajudar é um(a) fonoterapeuta – o que você provavelmente já tentou. Espero que você consiga descobrir e/ou desenvolver outros dons que possam preencher um pouco (ou muito) o vazio deixado pela impossibilidade de cantar, usando sua mente, intuição, discernimento, olhos, ouvidos, mãos, pés, bens, relacionamentos… Que Deus a abençoe, Betty

  26. betty disse:

    Olá, Gleice. A opção de tirar apenas parte da tireóide é boa para um bom número de pessoas, pois permite a possibilidade de continuar sem ter que tomar o hormônio sintético. Entretanto, outras vezes, complica mais a situação quando, com a cirurgia, descobrirem indicações que ela deveria ter sido retirada por inteiro. O meu médico falou sobre isso, e indicou que ele mesmo achava melhor tirar logo tudo, pois a maioria das pessoas se dá muito bem com o remédio e não haveria o risco de outra cirurgia. Mas existem outras pessoas muito gratas porque o seu doutor acertou em tirar apenas parte.
    Peça, já que você já terá gasto muito tempo preparando e recuperando-se das cirurgias, para que eles não demorem muito entre a segunda cirurgia e o tratamento com iodo – para não ficar lidando prolongadamente com os efeitos colaterais de viver sem o hormônio no intervalo de preparo. Espero que, dentre poucos meses, você já esteja “normalizada”. Que Deus a abençoe, Betty

  27. betty disse:

    Olá, Manuela. Se a cicatriz não melhorar, creio ser aconselhável consultar um(a) dermatologistas. Saberá melhor o que fazer e passar. Abraços, betty

  28. Fatima disse:

    Olá. ….Fiz minha cirurgia dia 30/05/16. O resulta da punção fou nivel 4. .Até agora correu td bem…estou um pouco rouca ainda mas, não sinto dores, nem dormência nos braços e nem cãibras. .. O pescoço ainda está um pouco inchado….mas nada demais.. Amanhã, dia 9/6 tirarei os pontos e verei o resultado da biópsia. ..Muita ansiedade….Espero q eu não precise tomar iodo…. Tenho 60 anos e não quero ficar muito tempo longe dos meus 2 netinhos…Eu sou a terceira da família q teve q fazer a cirurgia e a medica disse para as mulheres da família se cuidarem pq ela acha q é genética. ……Mas td vai dar certo. …Só preciso saber se posso dirigir até ao médico amanhã pra tirar os pontos e tocar minha vida normal…..A todos q vão passar pelo mesmo q eu passei; tenham fé se joguem nos braços de Jesus e confiem q ele saberá orientar os médicos de acordo com suas necessidades. … bjs a tds e boa sorte

  29. Gleice disse:

    Ola Betty!
    Estou muito feliz, o resultado da biopsia saiu e o resultado foi benigno, Graças a Deus!
    Tirei um peso das costas, ja que se o resultado fosse outro teria que fazer outra cirurgia para retirar a outra parte da tiróide, e esse era o meu maior medo, pq minha recuperação da cirurgia não foi das melhores, agora e viver a vida sem medo do amanhã.
    Pois com isso tinha parado minha vida esse tempo todo por causa desse resultado que durou dois meses.
    Mas Graças a Deus e ao meu médico, deu tudo certo para mim.
    Obrigada a vc tbem Betty por ter me ajudado com suas palavras, vc e os outros comentários me ajudaram muito nesse pocesso que passei.
    Desejo a todos que passarem pela cirurgia de tireoide que tenham excelentes resultados e quem tiver que passar por algum resultado que não for favoravel, desejo que em breve de tudo certo para vcs, assim como deu para mim.
    Bjs para todos
    Volto sempre para ler os comentarios.

  30. Ilana disse:

    Olá, passando aqui para deixar meu depoimento e acalmar as pessoas que terão que realizá-la, pois quando fiz a cirurgia também tive muitas dúvidas e me deparei com esse blog. Há 40 dias que operei (retirada total da tireoide), em função do nódulos, tireoide mergulhante, (nódulo benigno- bócio). Posso afirmar se não fosse pela cicatriz falaria que nada tinha acontecido. A recuperação é muito tranquila, retornei as minhas atividades em 15 dias . As atividades físicas em 20 dias. Cuido da cicatriz com Leo Cot, Drenilson e protetor e lenços. Hoje sou bem disciplinada tomo regularmente e pontualmente puram 114, a principio o cálcio( OSCAL) uma vez ao dia. O primeiro exame ainda apontou hipotireoidismo, assim fizemos ajustes da dose. Houve um leve ganho de peso 2 kg, mas que segundo o médico(endocrinologista) irá reduzir após aumento da dose. Fiquem calmos é um cirurgia MUITO tranquila. Gostaria de ver depoimentos de pós operatório de longo prazo(tipo a partir de um ano).. Abraços!

  31. betty disse:

    Olá, Ilana. Aprecio que vc nos escreveu para encorajar outras pessoas. Tão frequentemente ocorre que quem se saiu bem, não compartilha. Com relação ao pós-operatório, já se passaram sete anos desde que eu fiz a minha (não tive câncer). Estou bem. Não tive a conseqüência de aumento de peso. De fato, consegui fazer um regime no último ano em que perdi 14 kilos. Faltam uns cinco para chegar na minha meta. Tomo Synthroid 100 todo dia. Um grande abraço.

  32. betty disse:

    Querida Gleice:
    Benigno! Que palavra doce! Agora use a tranquilidade e a saúde que Deus lhe concedeu para ser bênção durante os dias, meses e anos por vir. Existem tantas pessoas que podem sentir-se aliviadas e encorajadas com seu carinho e amor sacrificial. Deus nos fez para amar a Ele e aos nossos semelhantes, e é impressionante como a felicidade chega e irradia quando a gente entende isso. Jesus explicou isso no fim do capítulo 22 de Mateus, e também disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14.6). Que Deus a abençoe. Abs.

  33. betty disse:

    Olá, Fátima. Obrigada por comentar. Não tenho conseguido acompanhar todos os comentários no meu blog por estar viajando para passar algum tempo com filhos, (11) netos, irmãos, sobrinhos e primos no exterior. Mas espero que deu tudo certo. De qualquer jeito, o tempo de afastamento dos netinhos provavelmente será pouco, ainda se tiver que fazer o tratamento. Que Deus a abençoe. Abs, Betty

  34. Martrieni disse:

    Oi fiz cruciais da tireoide em 06/06 desse ano o resultado da biópsia saiu e foi CA papilifero, porém não tive que fazer a iodoterapia, porém minha cirurgia criou um papo em cima da cicatriz e ainda está inchada, voltei ao cirurgião e ele me falou que é normal, trata-se de linfa acumulada pois na cirurgia houve um bloqueio dos vasos linfáticos e tbem vasos venais, confesso que não entendi muito bem, ainda estou nervosa e deprimida, ele me disse que estou curada esse papinho me incomoda mas o que eu quero é a certeza da cura ele disse que o papinho sai com o tempo que eu não preciso me preocupar. Acho que minha cabeça não tá legal o choque foi gde. Betty me dá um conselho me ajuda a melhorar a cabeça, vou fazer novos exames dia 05/08 os exames para verificar a redução da tireoglobulina tsh etc e espero que o resultado seja satisfatório. Reza por mim preciso estar curada, por mim e principalmente pq tenho duas filhas lindas uma de 7 e outra de 13 anos que são tudo para mim. Bjs

  35. Nete disse:

    Oi, fiz minha cirurgia dia 20 de julho,tirei toda a tireóide,minha cirurgia foi um sucesso,nao sentir nada depois da cirurgia hoje estou com 16 dias, não tomei ponto pois a minha foi colada e graças a Deus não sinto nada só um pouco de inchaço no local,tive um médico e uma equipe médica muito boa,continuo em repouso,nao saio no sol, não como frituras nem algo difícil pra mastigar,isso está me ajudando muito na recuperação.estou esperando o resultado da biópsia já que os nódulos um era benigno e o outro suspeito,mas estou tranquila.

  36. Vitor Souza disse:

    Betty,
    Não faço parte da grande maioria que deve escrever-lhe com frequência, afinal, este tumor é mais comum em mulheres. Geralmente quando acomete o sexo masculino é drástico, o que foi o meu caso. Dois tumores, no penúltimo grau de gravidade. Fiz a iodoterapia e agora tenho que monitorar.

    Somente para que compartilhe: os tremores e cãibras são evitados com sol(se possível 1h/dia e proteja a cicatriz) e ao tomar o cálcio, como banana logo após, verá que se trata de um santo remédio. Meu caso foi extremo, e esta dica da minha médica foi crucial para suportar as dores (pois fui colocado em dieta para a iodoterapia ainda no hospital e ainda não podia tomar o hormônio pois estava em preparação para a PCI ou Pet Scan. Agora é monitorar frequentemente para saber a repercussão de fato da metástase.

    O propósito era compartilhar de fato a dica do cálcio com a banana, esta sim: salva a pátria! Felicidades. Vitor

  37. Paula disse:

    Olá, tb fiz cirurgia parcial da tireoide no dia 26/0816/ estamos hj no sexto dia, o local do corte coça um pouco e tb está inchado. o medico recomendou fazer compressa gelada. Ainda aguardo o resultado da biopsia. Depois passo para dar mais informações sobre como foi o resultado e o retorno ao médico.

  38. betty disse:

    Olá, Paula. Obrigada por compartilhar. Não é incomum o que você está sentindo, portanto sigo o conselho do médico enquanto espera o resultado da biopsia. Se não melhorar, pode optar por um dermatologista. Por enquanto, mantenha a calma e não exagere nos movimentos, evite carregar peso, etc. Que Deus a abençoe, Betty

  39. Solange Vicente disse:

    Minha mãe fez cirurgia da tireóide, pela segunda vez
    A primeira em abril e outra em agosto
    Eu diria que ela está se recuperando bem se não fosse o inchaço que está diminuindo lentamente e a região do pescoço e ombros que estão doloridos
    Adormecidos uma parte e doloridos outras, a ponto de não poder tocar
    O que poderia fazer para colaborar com a melhora considerando que a médica falou que foi tudo bem, todos módulos restantes foram retirados?

  40. betty disse:

    Olá, Solange. A gente que passa pela intervenção quer não somente que ela “foi tudo bem”, mas também precisa que a recuperação vá bem, não é mesmo? “Não poder tocar” não é normal. Portanto, se a sua mãe não melhorar, sugiro que vcs voltem novamente para esse médico, pedindo mais acompanhamento. Ou consultem um outro especialista – em garganta e pescoço ou clínico geral – para ver o que podem fazer mais para aliviar os sintomas e identificar e remediar a causa. Que Deus as abençoe. Abs, Betty

Deixe o seu comentário

Crônicas do Cotidiano > Pós-Cirurgia de Tireóide (5) – Quase Conclusão (Espero!)